O Brasil se preocupa cada vez mais com a construção de ações que envolvam inovação e sustentabilidade, e essa situação afeta de forma significativa os setores produtivos. Isso acontece porque o uso de recursos naturais ainda é uma prática intensa, aumentando a urgência com a qual precisamos falar sobre qualidade de vida nos negócios.
Inovação e sustentabilidade podem e precisam caminhar juntas para que tenhamos nas áreas da ciência, da tecnologia e do empreendimento resultados que nos levem a ampliar nossa capacidade competitiva, a alcançar novos espaços e a aperfeiçoar os modelos de produção.
Foi pensando nessas necessidades e em outros pontos a respeito da atualidade que desenvolvemos este conteúdo. Aqui, você verá como ocorre a relação entre inovação e sustentabilidade, quais são os seus pilares e quais são os benefícios. Boa leitura!
John Elkington, personalidade descrita pela Business Week como o "decano do movimento da sustentabilidade corporativa há três décadas”, declarou que a inovação sustentável tem que levar em conta o tripé da sustentabilidade, isto é, a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Sendo assim, a inovação sustentável é a capacidade que uma empresa tem de ter novas ideias e colocar em prática ações sustentáveis. Isto é, conseguir investir em um novo modelo de negócio que viabilize o cuidado com o meio ambiente, criando práticas ecológicas equilibradas que minimizem os impactos causados.
O intuito é que a empresa cause um impacto positivo no meio ambiente e, consequentemente, na sociedade, demonstrando uma grande capacidade de inovação e responsabilidade com a natureza, com os seus colaboradores e com seus clientes.
Portanto, o termo inovação sustentável, leva-nos a pensar no equilíbrio e na repercussão positiva de nossas ações na sociedade e, em função disso, no legado ambiental, social e econômico que o nome da empresa carregará.
A inovação e a sustentabilidade são temas cada vez mais comuns entre as empresas no mundo. Os impactos positivos no meio ambiente, na economia e no social são pautas que já não podem ser mais ignoradas.
Quando unimos inovação e sustentabilidade conseguimos compreender as dores e demandas dos clientes, demonstrando compromisso e respeito com o mundo à nossa volta. É dessa forma que uma empresa consegue alcançar novas possibilidades, oportunidades e se torna visível para o mundo com suas boas práticas econômicas, ambientais e sociais.
Quando discutimos sobre sustentabilidade, muitas pessoas imaginam que falamos apenas do meio ambiente, porém, esse termo é mais amplo do que imaginamos. Sustentabilidade é a busca do equilíbrio entre exploração e disponibilidade de recursos.
Essa é uma discussão relativamente nova, afinal a palavra sustentabilidade surgiu no século XX a partir da necessidade do ser humano repensar a forma como vem explorando e esgotando os recursos naturais.
No entanto, de lá para cá, principalmente depois do terceiro milênio, percebe-se que a sociedade passou por uma grande revolução técnica, científica e informacional que transformou a nossa forma de lidar com o mundo e com o nosso trabalho.
A partir da grande divulgação de dados, relatórios e estudos, notou-se que evoluímos muito, mas também que ainda precisamos aprender a cuidar melhor da nossa renda, do nosso meio ambiente e, principalmente, da nossa saúde física e mental, aproveitando os recursos que a inovação traz para nós.
Confira os pilares pelos quais a inovação e a sustentabilidade precisam caminhar para atingir impactos positivos!
A sustentabilidade social é a preocupação que uma empresa tem com o desenvolvimento social, ou seja, práticas que ela desempenhará para auxiliar na redução das desigualdades sociais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da sociedade.
É importante destacar que, a partir das ações sociais, a empresa não deixa de ter o seu lucro, mas demonstrará os impactos positivos que boas ações podem gerar e que é capaz de investir em uma sociedade melhor. Isso é válido, inclusive, para os seus consumidores, colaboradores e demais pessoas que a organização tem relação direta ou indireta.
Afinal, é um princípio reconhecer que uma organização deve pensar no presente, mas também no futuro. Portanto, investir no social é fortalecer as capacidades da nossa população, gerar mudanças e assegurar o progresso, visando em ações que vão além dos espaços empresariais.
A sustentabilidade econômica é um conjunto de condutas financeiras e administrativas que tem como propósito obter lucro e explorar os recursos naturais sem causar danos à geração futura.
Esse é um conceito que está totalmente atrelado à inovação. Afinal, os novos jeitos de viver e produzir é que trarão as práticas conscientes de incentivo ao consumo sustentável e que alinharão empresas e legislação ambiental.
A sustentabilidade ambiental refere-se à exploração e preservação do meio ambiente, sem prejudicar os recursos naturais que a geração futura terá.
É por isso que o uso de tecnologias limpas, o uso de produtos ecologicamente corretos, o tratamento de resíduos e o comprometimento com a inovação e com os pactos estabelecidos entre países são ações extremamente positivas. Elas sinalizam para o mercado nacional e internacional o comprometimento ambiental que a organização mantém.
O campo da pesquisa em sustentabilidade é extenso, mas ao selecionarmos os três pilares principais: econômico, ambiental e social, temos um conjunto de ações que formam o tripé da sustentabilidade empresarial, segundo o Laboratório de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo.
Quanto mais o tempo passa, o ser humano percebe como todas as áreas estão conectadas e que, para crescermos e nos desenvolvermos, é preciso cruzar todas as nossas necessidades e alcançar um patamar de crescimento equilibrado. Por isso, em suma:
Quando conseguimos cuidar desses três âmbitos, teremos uma empresa inovadora que pensa no bem-estar social e na preservação do meio ambiente que estará em consonância com os pilares ESG.
A inovação sustentável traz muitos benefícios para as empresas e para a sociedade, conheça-os!
Muitas empresas buscam engajamento interno, ou seja, com os colaboradores, e externo, entre os clientes. Porém, é no compromisso com a sociedade que esse engajamento se dá. Uma pesquisa da consultoria McKinsey demonstrou que 85% dos brasileiros sentem-se melhor comprando produtos sustentáveis.
Os consumidores estão atentos às produções e desejam apoiar quem realmente demonstra responsabilidade social, econômica e ambiental com o mundo.
Alcançar um novo público pode ser um desafio para muitas empresas. Porém, sabemos que o melhor marketing é a própria experiência do consumidor. Funciona como uma teia de informações. Quando demonstramos investimento em novas áreas, alcançamos um público novo e validamos que estamos abertos a novas possibilidades e à diversidade de perfis.
Manter-se competitivo no mercado, significa manter-se visível, gerando lucro, emprego e inovação. A competitividade, antes vista como negativa, atualmente, é uma marca de bons resultados, de melhoria e investimento. A inovação e a sustentabilidade são capazes de atrair marcas e levantar a reputação de uma corporação, proporcionando resultados sociais, econômicos e ambientais positivos.
Cuidar do meio ambiente é uma tarefa que o ser humano está cada vez mais convencido de sua responsabilidade. Não haverá futuro se não houver natureza. Portanto, os impactos positivos no meio ambiente, que uma empresa causa, devem ser o orgulho da organização e, por isso, ela merece o reconhecimento pelas suas boas ações e pela sua responsabilidade com o futuro.
A pesquisa da consultoria McKinsey demonstrou que 97% dos entrevistados esperam que as marcas auxiliem na resolução dos problemas sociais, ou seja, muitas pessoas, mesmo estando distantes do mundo empresarial, confiam nas organizações como um instrumento de crescimento, de redução da desigualdade social e de inovação.
Dessa forma, toda conquista no campo social feita por uma empresa deve ser reconhecida e valorizada, visto que muitas pessoas trazem a sustentabilidade social como um dos pilares mais importantes.
A inovação precisa causar um impacto positivo para a empresa, mas quando atrelada à sustentabilidade é indispensável que a inovação apresente um benefício econômico, social e ambiental. Esses três pilares não podem ser negligenciados.
Fortalecer a inovação passa pelo ideal de desenvolver novas tecnologias, investir em automação, mas também passa pelo campo das ideias, em que desenvolver e colocar em prática estratégias modernas de administração também é uma preocupação.
Um exemplo é o setor de HR Tech, ou seja, quando conseguimos aliar Recursos Humanos à tecnologia. Nessa área, seja em empresas, seja em startups, a finalidade é resolver determinados problemas a partir da conexão entre seres humanos e automação, por meio da análise de dados, do uso de métricas, otimização de recursos, entre outros.
A inovação e a sustentabilidade tem aparecido nos debates com grande frequência, como forma de construção de conhecimento e uma rede de estratégias que visam melhorar o mundo em que vivemos. Agora, nós já conseguimos perceber que os principais responsáveis pelo nosso mundo somos nós mesmos e o futuro começa com nossas ações equilibradas no presente.
Gostou do nosso conteúdo? Então, saiba mais sobre o assunto e veja aqui o que são métricas de inovação!