As soft skills e hard skills são classificações utilizadas para categorizar aptidões profissionais. Tais distinções auxiliam nas fases de recrutamento e seleção de candidatos para vagas de emprego.
Até pouco tempo, no momento da entrevista profissional, os recrutadores avaliavam apenas o que chamamos de hard skills. Porém, com o desenvolvimento do mercado de trabalho e a ampliação da visão sobre as habilidades interpessoais, as soft skills, começaram a ganhar cada vez mais espaço.
Mas, afinal, o que são hard skills e soft skills? Quais as diferenças entre elas? Por que você precisa conhecê-las e como desenvolvê-las? Neste artigo, respondemos às principais dúvidas sobre o assunto. Acompanhe e descubra!
Antes de compreender o que são hard skills e soft skills, é importante contextualizar a expressão “skill”. Natural do inglês, ela pode ser traduzida livremente como “habilidade”, portanto, se relaciona com as aptidões de um indivíduo.
Nesse sentido, temos duas categorias de habilidades. A seguir, esmiuçamos o significado de cada uma delas.
As hard skills são todas aquelas habilidades profissionais passíveis de mensuração. Até pouco tempo, elas eram as únicas aptidões avaliadas pelos recrutadores em entrevistas de emprego. Facilmente identificáveis, elas contemplam conhecimentos técnicos e capacidades, como o domínio de um determinado idioma.
De maneira geral, as hard skills são aquelas habilidades que podem ser desenvolvidas e aprendidas em cursos, treinamentos e especializações. Dentro dessa categoria, podemos usar como exemplo:
As hard skills sempre são listadas nos currículos dos candidatos a vagas de empregos e vêm geralmente acompanhadas de certificados. Portanto, elas podem ser avaliadas e testadas por recrutadores.
É importante ter em mente que os conhecimentos técnicos são essenciais para a realização das atividades profissionais. Assim, os recrutadores devem avaliar as necessidades da empresa, o tipo de cargo e as demandas técnicas específicas atreladas a ele.
As soft skills representam uma categoria de habilidades mais complexas e, por isso, difíceis de serem mensuradas, quantificadas e reconhecidas. Neste grupo estão incluídas as habilidades cognitivo-comportamentais, ou seja, aquelas ligadas à inteligência emocional, criatividade e capacidade do indivíduo de lidar com fatores emocionais.
A sua quantificação e identificação é mais complexa, pois não está atrelada a uma habilidade técnica e à apresentação de um certificado. As soft skills contemplam as experiências psicossociais de uma pessoa e como esse indivíduo enfrenta as dificuldades e oportunidades da vida.
No contexto empresarial, essas aptidões têm um impacto significativo, pois as organizações notam a importância de manter um time alinhado não só tecnicamente, mas também emocionalmente. Afinal, não adianta ter uma ótima equipe, com qualificações e certificados técnicos, se esses colaboradores não conseguem se comunicar, trabalhar em conjunto e lidar com a pressão.
Há uma lista imensa de soft skills valorizadas no mercado de trabalho atual, a seguir, destacamos algumas das principais:
Perceba que são habilidades de difícil identificação e comprovação. Por isso, os candidatos não costumam citá-las em currículos. No entanto, os recrutadores buscam conhecer e avaliar as soft skills, a fim de contratar o profissional mais adequado para ocupar as suas vagas.
Embora as soft skills sejam de difícil mensuração, existem meios de identificá-las, o que pode ser feito por meio de testes psicológicos e atividades como dinâmicas em grupo.
Como você pode ver, as hard skills estão relacionadas às aptidões técnicas, facilmente mensuráveis. Já as soft skills, são aptidões cognitivo-comportamentais, que não podem ser mensuradas e avaliadas de maneira tão objetiva.
Entre as diferenças conceituais e práticas, podemos destacar três pontos relevantes relacionados à avaliação, aprendizado e nível de relevância. Entenda:
Como destacamos, as hard skills podem ser aprendidas por meio de treinamentos e cursos técnicos. Trabalhar essas habilidades ao longo da carreira é importante ao agregar conhecimentos e atualizações relevantes para a qualidade das atividades desenvolvidas.
No caso da soft skills, o seu desenvolvimento é mais complexo e envolve um trabalho estruturado por parte da empresa, especialmente do setor de recursos humanos. É necessário construir uma cultura organizacional que valorize as habilidades subjetivas, oferecendo treinamentos e realizando atividades em grupo constantemente.
O mapeamento do perfil comportamental dos colaboradores pode ser o primeiro passo na implantação de treinamentos das soft skills. A partir daí, os responsáveis podem estabelecer um plano de avanço no sentido de construir uma cultura de valorização e desenvolvimento das aptidões cognitivo-comportamentais.
Ao identificar os colaboradores e candidatos que têm determinadas hard skills e soft skills, fica mais fácil direcioná-los para cargos e funções específicas. Esse conhecimento também permite traçar planos de treinamento específicos, preparando esse profissional para que ele consiga enfrentar as demandas com desempenho superior.
Como você pode ver, as hard skills e soft skills são fundamentais no contexto de planejamento de contratações e avaliação interna dos times. Conhecer esses conceitos e trazê-los para o dia a dia da empresa pode fazer toda a diferença nos resultados em termos de produtividade e qualidade dos serviços e produtos desenvolvidos.
Gostou de conhecer mais sobre hard skills e soft skills? Aproveite para conferir este artigo que apresenta as soft skills mais procuradas e valorizadas no mercado.